Blog

Purificador de água, apenas coma a luz Solar

by Casa das Bombas on 29 de outubro de 2014 No comments

Fornecer água limpa é uma parte fundamental dos esforços para aumentar a qualidade de vida de países subdesenvolvidos. Estimativas indicam que 40% da população mundial tem uma quantidade insuficiente de água tratada para beber. O Solvatten, um purificador de água projetado na Suécia, faz o trabalho em algumas horas utilizando a luz do Sol.

O Solvatten parece um simples recipiente plástico cortado ao meio dividindo-se em dois compartimentos de 5 litros, cada um tem uma superfície transparente. As duas câmaras são expostas à luz solar que a aquece a água a quase 55 graus Celsius. Um indicador muda a cor de vermelho para verde quando a água estiver pronta para beber.

purificador solvatten

O processo todo leva entre 3 a 4 horas em dias claros e 5 a 6 quando nublado. Apesar desta não ser a maneira mais rápida de purificar água, a quantidade de recursos que ele economiza comparado à fervura com fogões a gás torna-a a maneira mais limpa. Também é uma das mais portáteis e baratas, ou seja, um avanço com grande potencial para os países que vivem abaixo da linha da miséria. [Gizmodo, Treehuger]

Casa das BombasPurificador de água, apenas coma a luz Solar