Blog

Projeto usa pacote de salgadinho para tratar água

by Casa das Bombas on 28 de janeiro de 2015 No comments

Um grupo de estudantes australianos inventou um purificador de água a partir de um pacote usado de salgadinhos. Os alunos da Univesidade de Adelaide, na Austrália, criaram um potencial tratamento de água apenas utilizando tubos de vidro e embalagens metálicas de salgadinho. Harrison Evans, Anthony Liew, Mark Padovan e Michael Watchman conseguiram desenvolver um sistema que usa radiação solar para gerar oxigênio na água, fato capaz de matar seus organismos patogênicos.

O design é feito com um cano de vidro de um metro e meio envolto por um material refletivo. Assim que a luz encontra esse material – no caso, o saco de salgadinho – toma a direção d’água que está boiando no tubo. “Quando mais radiação UV(A), mais radicais de oxigênio serão produzidos e mais rápido o nosso sistema funciona”, afirma o engenheiro e tutor dos garotos Dr. Birzer.

tubo

Para tornar seu método mais eficiente, a equipe sugere que aparelho seja atrelado ao sistema de água. O conceito do projeto, segundo o grupo, é levar opções de água limpa para regiões mais pobres. “Os pacotes de salgadinho foram usados por existirem em todo lugar. Normalmente comemos e jogamos fora. A ideia é aproveitar a área metalizada dessas embalagens como superfícies refletivas”, conta Birzer. O plano é levar o projeto a ONGs que trabalham para a melhoria d’água em países em desenvolvimento. Os garotos e os seus coordenadores têm como meta criar algo que o cidadão comum possa ter: “Nós não queremos desenvolver ‘soluções do homem branco’, que acabam mais causando mal do que bem. Por isso, estamos trabalhando com ONGs que nos coloquem em contato com os moradores locais”.

O projeto já ganhou a atenção de países como Papua-Nova Guiné, Filipinas, Tailândia e até mesmo aqui no Brasil. O problema no tratamento d’água hoje atinge 780 milhões de pessoas.

Fonte: Revista Galileu

Casa das BombasProjeto usa pacote de salgadinho para tratar água

Related Posts

Take a look at these posts